Parques da capital passam a funcionar de 8h às 20h

O objetivo do projeto é trazer a população de volta aos espaços

Débora Kneipp, Emanoel Ferreira, Layla Patricia e Rafael D’Oliveira
Parque Municipal - Lagoa
Parque Municipal é o mais frequentado (Foto: Layla Patricia)

O verão chegou trazendo dias de céu limpo, calor e tempo seco. E, como Minas não tem mar, a população tem de recorrer aos parques da capital para dar um passeio e, além disso, aliviar a sensação térmica. A Prefeitura de Belo Horizonte quer incentivar essas ações e, por isso, os parques da capital vão ficar abertos das 8h às 20h, enquanto durar o horário de verão.

De acordo com a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva, o serviço foi adotado gradativamente e tem a intenção de recolocar a sociedade dentro dos espaços públicos. “Os parques começaram a adotar o projeto um por um, na medida em que fomos resolvendo questões básicas como o ajuste do quadro de funcionários, limpeza etc. Nosso objetivo é que as pessoas ocupem esse espaço que nos pertence”, explica.

O Projeto Parques de Verão vai durar até março de 2016 e outros espaços devem adotar o novo funcionamento em breve. Como o caso do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que vai funcionar das 6h às 19h45. “Além do lazer, o parque também é usado como uma travessia para quem quer cortar caminho naquela região. Fato que torna mais importante ele ficar aberto até mais tarde. O funcionamento dos brinquedos em horário estendido está sendo discutido com os concessionários”, revela Karine.

Parque Municipal
A diversão vai durar mais tempo  (Foto: Layla Patricia)

Os parques Ecológico e de Lazer do bairro Caiçara, na região Noroeste; Pedro Machado, na região Oeste; Vencesli Firmino da Silva, Fazenda Lagoa do Nado, Universitário, Ursulina de Andrade Mello, Elias Michel Farah e Cássia Eller, todos na região da Pampulha, vão ficar abertos de terça-feira a domingo com o novo horário.

Aprovado

A moradora do bairro Caiçara, Sílvia Santiago, frequentadora do parque da região, costuma levar seu filho para brincar no local. “Adorei a novidade, principalmente para as crianças, que vão gostar de se divertir por mais tempo. Isso é importante para trazer as pessoas novamente aos espaços que nossos pais e avós frequentavam para conviver com os amigos. É uma maneira de se divertir que tem de ser valorizada nesse mundo digital”, conta a visitante.

“Com o horário de verão, a gente pode brincar mais tempo, porque demora a escurecer. Com esse calor, ficar em casa é muito chato, além disso, é onde eu jogo bola com os meus amigos”, comemora Felipe Santiago, de 8 anos.

 

Confira outros depoimentos: 

Outra novidade

Os visitantes dos 73 parques de Belo Horizonte agora podem levar suas bikes para o passeio. O prefeito Marcio Lacerda sancionou a Lei nº 10.863, de 23 de outubro de 2015, que autoriza a entrada de bicicletas não motorizadas ou elétricas nos parques do município.

O uso das “magrelas” ainda está sendo discutido por motivos de interesse social ou ambiental. O uso poderá ser totalmente proibido nas unidades que estão classificadas como áreas de preservação permanente, conforme previsto na legislação ambiental brasileira; áreas de relevância ambiental e áreas que ofereçam risco à segurança dos usuários do parque também podem sofrer restrições.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s