Games desenvolvidos por brasileiros ganham público internacional

Ronaldo Duarte e Rafael Aguiar

Desde a chegada dos primeiros consoles e computadores ao Brasil, o mercado de games passou a ter um público fiel. Do futebol ao RPG, da corrida à luta, são diversas categorias que os gamers podem acessar para se divertir.  No início,  a grande maioria dos jogos era produzida no exterior, mas na última década, os games brasileiros  estão fazendo  sucesso e ganhando o mundo e conquistando o público internacional.

A nossa equipe preparou uma lista com as principais jogos brasileiros. Confira!

Lenin the Lion – Produzido pelo estúdio Lornyon,Lenin the Lion” traz a história de um leão albino que vive em uma vizinhança onde é constantemente vítima de bullying por causa da sua cor. Na pele de Lenin, você tem diferentes opções de como reagir diante de cada situação. Em cada uma delas há três alternativas, e suas escolhas podem levar os outros leões a serem hostis com você ou serem mais amáveis. Além de bullying, o game aborda temas como a depressão.

Lenin The Lion está disponível para Windows, Mac e Linux. e tem um gráfico bem similar ao dos jogos de Nintendo 64. Mais informações sobre o jogo você confere no canal do You Tube, Nautilus,

Fonte: Nautilus

Outro jogo cotado cotado para ser o sucessor do clássico “Top Gear”, da Nintendo, é o “Horizon Chase Turbo”, da Aquiris Game Studio. A narrativa traz a história de um piloto que precisa vencer corridas disputadas em pistas sinuosas para ganhar mais dinheiro e desbloquear carros melhores.

Horizon Chase Turbo está disponível para PS4, Nintendo Switch, Windows, Linux, MAC OS e Xbox One. Mais informações sobre o game você encontra no Canal do Ed. 

Fonte:  Canal do Ed

Produzido pelo grupo Beta Games, o jogo  “171” é uma versão abrasileirada do GTA, jogo de RPG produzido pela Rockstar Games. Você está na pele de um traficante que pode roubar carros, comprar armas, destruir carros e se tornar um bandido temido em sua região.

O game é considerado por alguns críticos o “GTA brasileiro” e a previsão é que seja lançado para PC em 2021 . Também há a previsão de uma versão para console, mas ainda sem data.  Confira mais informações no canal Lumidayer Gaming.

Fonte: Lumidayer Gaming

Os jogos mostrados nesta matéria já têm gameplays gravadas em inglês por youtubers gamers de outros países em número considerável.

Conheça a opinião de quem joga

O Observatório do Prado entrevistou, no dia 10/04, o youtuber e estudante de jornalismo,  Kaio Martin, 22, de Belo Horizonte, que salientou a visibilidade que os desenvolvedores brasileiros estão alcançando no exterior, embora nem sempre os games sejam desenvolvidos aqui. “Nem sempre os jogos são desenvolvidos no Brasil , mas alguns são feitos por grandes nomes brasileiros como o Rafael Grassetti, diretor de artes do último lançamento de God of War”, comenta.

Sobre a expectativa em relação ao crescimento do mercado de games brasileiros, Martin se mostrou otimista. “Na região da América Latina e América como um todo, muitos jogos indies de pequenas construções, reduzidos orçamentos e  produzido por equipes pequenas, vem ganhando prêmios de melhores jogos. Como  o Brasil é um dos países que mais consume games no celular, as empresas estão partindo para essa tendência e tendo muito resultado”, complementa.

Os games brasileiros têm tudo para alcançar grandes públicos  no exterior, mas ainda falta incentivo e apoio financeiro para alavancar esses projetos.

E aí, você gostou dos jogos  dessa matéria? Vote na enquete abaixo!

Fonte: Beta Games Group,  Catarse e Horizon Chase Turbo

Laboratório Multimídia do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte

%d blogueiros gostam disto: