Restaurante Casa dos Contos completa 40 anos

Arlen Alves Pereira, Rafael Alves Barbosa e Wagner Salomão Gomes

IMG-20151118-WA0035
Foto da fachada do restaurante

O restaurante Casa dos Contos completou 40 anos no final de outubro. Fundado em 1975 ele é do mesmo proprietário do, também tradicional restaurante, Cantina do Lucas. Em quatro décadas de história vários ícones da política como o ex-presidente Tancredo Neves e o seu neto e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e da cultura mineira e dos quatro cantos do Brasil como os cantores Paulinho da Viola e Alcione, passaram por lá.

Famoso pelos seus pratos A lá Carte, como os tradicionais Filet à Parmegiana, Filet à Novo Sul e Salmão selvagem, foi eleito esse ano pela segunda vez consecutiva, o melhor restaurante tradicional de Belo Horizonte, pela revista Encontro e o Jornal Estado de Minas.

Localizado na tradicional região da Savassi, na Rua Rio Grande Norte, funcionou em uma casa antiga localizada na Rua Santa Rita Durão, entre as ruas Pernambuco e Paraíba até 1984, ano em que Antônio Edmar Roque, empresário e atual dono, comprou o restaurante que pertencia ao, também empresário, Memo Biagi.

Uma curiosidade sobre o nome é que ele foi inspirado pela Casa dos Contos de Ouro Preto, um ícone da cultura mineira que foi fundada em 1784 e que preserva, até hoje, documentos fiscais e econômicos da época do Ciclo do Ouro e em sua estrutura, a arquitetura barroca.

Antônio Francisco da Costa, o Toninho, trabalha há 20 anos como garçom na Casa dos Contos e destaca que um dos diferenciais da casa é o seu cardápio variado e acrescenta “A qualidade da comida e o preço, justo, são outros diferenciais da Casa”. A liberdade de negociar com o cliente, foi exaltada por Luiz Fernando Alves, garçom do restaurante há dois anos: “A empresa te dá condições de trabalho, você consegue negociar com ela e com o cliente sem que gerar mais custos a ele. Podemos modificar o prato do cliente de acordo com o desejo dele, o que ele quiser comer nós fazemos”.

Antônio (esquerda) e Luiz (direita), garçons da Casa dos Contos
Antônio (à esquerda) e Luiz (à direita), garçons da Casa dos Contos

Confira no link abaixo a entrevista com o gerente da Casa dos Contos, o senhor Raimundo que trabalha lá há quase duas décadas:

Concurso Cultural Casa dos Contos 40 anos

Para celebrar o seu quadragésimo aniversário o restaurante lançou um concurso em seu site, o “Concurso Cultural Casa dos Contos 40 anos” no qual os clientes enviam histórias que viveram na Casa, um acontecimento ou data marcante que vivenciaram lá. O vencedor com a melhor história ganhará um jantar com um acompanhante, por mês, durante todo o ano de 2016.

As inscrições vão até o dia 20/11 através do e-mail concurso@restaurantecasadoscontos.com.br e a votação será no dia 30 de novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s